segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Relato de Amamentação

Um mês e 9 dias se passaram desde que me tornei mãe e hoje quero registrar um pouco do que passei até aqui como mãemífera, lactante ou como queiram chamar... ;)

Sempre tive em mente que queria amamentar...
Desde que engravidei, comecei a pesquisar sobre o assunto e me dei conta de que os benefícios de dar de mamar eram muito maiores do que eu imaginava tanto para a minha bebê como para mim. Li muito, participei de uma palestra e planejei muito... Mas tá até difícil concluir esse relato porque cada dia é uma novidade diferente dos meus planos. Mas vamos lá... tenho que escrever porque se não esqueço os detalhes... Começando do começo certo?! ... Como vocês sabem, tive uma cesárea de emergência e meu sonho de amamentá-la na primeira hora de vida não se concretizou. É um pouco traumático e ainda me dói muito lembrar que assim que ela nasceu, foi trazida para perto de mim só por alguns segundos e que não pude segurá-la em meus braços, pois estavam amarrados. Nunca vou esquecer aquele cheirinho... ficou impregnado nas minhas narinas dali para sempre. Anna Sophia nasceu às 3:35 da manhã, ficou em observação por causa do mecônio que tinha feito na barriga, tomou banho e só foi trazida pra mim umas 6:00hs... A enfermeira trouxe e me perguntou: Vc quer tentar amamentar? Eu quase surto com essa pergunta... O que? Como assim? Claro neh?!Já era para eu ter amamentado há muito tempo. Tentei levantar, mas ela brigou comigo e me mandou ficar deitada por causa da cirurgia. Ai é claro que ela não conseguiu pegar direitinho... eu deitada, nunca tinha amamentado... foi difícil! Logo chegaram algumas visitinhas e eu parei um pouco. Ainda bem que os bebês vem com uma reservinha de alimento e podem esperar essa fase de adaptação. 

Ela dormiu bastante nas primeiras horas de vida, mas eu fiquei tentando sempre que ela mexia e tentava abrir os olhinhos. Logo logo ela conseguiu pegar. Quando eu saí da maternidade ela já estava sugando bem direitinho. 

Não tive problemas com colostro... Saiu logo, mas era transparente como água e fiquei pensando se aquilo realmente ia matar sua fome. Tudo que eu tinha lido na gravidez me ajudou muito nesse processo. No fundo eu já sabia que o colostro era sua primeira vacininha, que era muito rico em anticorpos e fundamental pra ela. 

Graças a Deus no terceiro dia o leitinho desceu com força total, como diria uma boa cearense, veio ‘dicumforça’. Meus peitos pareciam que iam explodir de tão enormes e duros. Lembro que eu fui tomar banho e senti a pingadeira e comecei a rir sozinha de tanta felicidade. Agradeci muito a Deus pelo privilégio de poder amamentar... Era tudo que a Anna Sophia precisava... um alimento completo, natural e perfeito para as suas necessidades! Além do meu vínculo com ela e da economia que o papai ia fazer neh?! Hehehehehe Mas não durou muito para essa alegria e o brilho desse momento serem ofuscados pela dor. Meus peitos criaram fissuras e no quarto dia Anna Sophia mamou leite, sangue e lágrimas. Nesse dia eu quase pedi ao meu esposo pra ir na farmácia comprar Nan, mas mesmo em meio a muita dor, eu não desisti. Compramos uma pomada cicatrizante que precisava ser retirada toda vez que eu ia amamentar. Isso só tornava tudo mais doloroso. Cada lavada era um choro. 

No quinto dia eu contei aqui no blog  e tive muito apoio e dicas preciosas. Nos dias seguintes, quando a gente ia dar banho de sol na princesa e eu fazia topless na garagem...=) Compramos uma pomadinha 100% lanolina que não precisava tirar antes das mamadas e no oitavo ou nono dia, cicatrizou...o/ Desde então, como eu já disse no começo, todo dia tem algo novo. No começo eu queria impor uma rotina, agora já não acho que seja bom. Desencanei do relógio e aderi à livre demanda. Juro que depois detalho mais sobre isso porque se eu for contar tudo agora esse relato vai ficar gigante.

Resumindo um pouco: Não espero ela chorar de fome. Muitas vezes ela apresenta outros sinais como mexer com a cabecinha procurando o peito, chupa as mãozinhas, faz barulhinhos. Ai eu já sei: é hora de colocar a peitchola pra funcionar...

Temos o nosso ambiente calmíssimo, nossa poltrona e almofada de amamentação... Acredite! Isso é importante!... não sei o que seria da minha coluna não fossem esses suportes. De vez em quando ponho uma música e ela adora. Tb tenho a prática de orar por ela enquanto amamento, pois normalmente demora um pouco e fico falando com Deus sobre minha filhotinha. É muito bom! E confesso que de vez em quando durmo com ela mamando... Ai quando acordo, as vezes ela já dormindo tb... é uma graça!...

Pois bem, pela minha pequena experiência de mãemífera eu quero dizer que: ‘Embora seja um processo natural, embora pareça fácil, embora ame o teu filho mais que tudo no mundo.’ Amamentar não é fácil...é um ato de amor, é abrirmos mão de muita coisa pelo bem do bebê. Mas vale muuuito a pena... Por isso é que eu digo: não desista! Não se renda a comodidade das mamadeiras... Seja perseverante porque realmente dói, mas é só nos primeiros 15 dias, e no meu caso foi menos que isso, depois é muito gratificante e prazeroso!

Então para as gravidinhas e novas mamães que me acompanham: Muita paciência, muito leitinho e até breve! bjs
  
p.s Deyse, adorei o selinho de amamentação, mas to procurando uma foto ideal... logo logo eu posto viu flor?!



14 comentários:

  1. Que relato lindo!! Chego a conclusão que todo o processo de gerar um filho e cuidar desse filho requer abstinência de muitas coisas e dedicação absoluta a esse pequenino ser! Só o amor pode fazer isso mesmo!!!
    Fico feliz pq mesmo diante dos problemas e dificuldade vc seguiu em frente e agora está aqui partilhando essa experiência conosco, trazendo incentivo para todas que estão iniciando ou irão iniciar em breve essa jornada!!!

    Beijos ILUMINADOS pra vocês!!!

    ResponderExcluir
  2. Tha,

    Obrigada por dividir tudo isso conosco!
    Vou pesquisar para preparar meus mamilos, vou colocá-los ao sol por enquanto, já é um começo neh?

    bjo!

    ResponderExcluir
  3. Adoro relatos de amamentação!
    Relatos de sucesso então! Nem se fala!
    Eu moro a um minuto de um hospital com banco de leite. Qualquer coisa posso dar um pulo ali. Acho que mesmo lendo e se preparando na hora do "vamos ver" as coisas pegam de um jeito diferente!
    Acho a amamentação a coisa mais emocionante do mundo! Um processo lindo! Sonho muito com ela e espero, daqui a alguns meses, publicar um relato de sucesso também!
    Beijinhos!

    P.S.: Fotos da Anna S´il vous plaît!

    ResponderExcluir
  4. Q lindo. sonho em amamentar meu filhinho, tbm vou fazer de tudo pra conseguir.

    ResponderExcluir
  5. Oie Tha... estamos bem viu, Jaziel esta calminho calminho... axo que esta querendo ficar no seu ninho(kkk), ja completamos 39 semanas e meia.. e nada!Estou tentando não ficar tão ansiosa, mais confesso que é muito dificil,só Deus sabe o quanto estou querendo ver meu filhotinho lindo e amamentar ele.Espero que ainda esta semana eu poste que nosso leãozinho veio ao mundo..BJOKAS

    ResponderExcluir
  6. Amiga, como faz bem ler o seu relato... a gente sabe que não é fácil, mas ver o quanto isso te alegra, já nos dá ânimo para tb superar os obstáculos quando chegar a nossa hora. Bjsss

    ResponderExcluir
  7. Verdade o que a Pris comentou acima! Também fico apreensiva pensando de como vai ser comigo e de quanto quero amamentar.É muito importante pra mim ler relatos de mamães que já passaram por tudo aquilo que eu também vou passar e isso me fortalece.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. aa eu ñ vejo a hr d amamentar^^ deve ser maravilhoso......

    ResponderExcluir
  9. Amiga, como pode vc escrever exatamente oq preciso ler nessa hora?? Eu tô pingando leite deeeemais, mas meus seios tão todos rachados =/ to desde ontem passando a pomada cicatrizante, mas td vez q dou de mamar tenho q limpar com soro fisiologico...Ai, q transtorno, doi mais ainda! q pomada é essa de lanolina??? Oq me ajuda muuuito é a concha de amamentação q eutenho q trocar de hora em hora pq vive cheia de leite rsrs
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  10. Também quero saber que pomada é essa?
    Minha filha chega no domingo 20/02/11, sempre que posso pego sol nos seios, pois li que ajuda, mas quero comprar está pomada, pedi a minha médica que indicasse uma mais ela não quis, disse que talvez eu não precise, que seria um incomodo maior ficar tirando a pomada e só realmente em último caso. Mas eu prefiro me adiantar.
    Seu depoimento é muito edificante.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. nossa q relato, naum vejoa hora de relatar tbm oq é ser mãe antes da gravidez e depois rsrs!! as vezes muito anciosa e as vezes trankila rsrsrs!

    To te seguindo tbm, ainda sou nova mas aprendo a mexer nisso até inha princesa nascer rsrs!!bjus

    ResponderExcluir
  12. Querida, vou dizer mais uma vez: seus posts estão sendo muito úteis para as gravidinhas aqui.
    Ainda bem que conseguiu superar os momentos difíceis.
    Com certeza você e bombom curtirão cada vez mais esse momento sublime entre mãe e filho(a) que é o ato de amamentar.
    Beijão pra voces
    Mamãe Ju

    ResponderExcluir
  13. Oii Thaline!!
    Tb tive um pouco de dor, mas passei a pomada Trofodermin, que resolveu em um dia minha dor, pois ainda nao tinha rachado. Meu problema agora é que o Davi nao esta consegindo sugar direito, ele e eu choramos muito e confesso que dar Nan seria muitoooo mais pratico.

    Mas enquanto eu conseguir, vou dar so o peito.
    to na esperanca do que vc disse, que depois tudo melhore.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  14. comigo tbm foi assim... nossa as primeiras semanas de amamentação foram dolorosas, mas graças a Deus tudo passou, e insistir em amamentar foi a melhor escolha que fizemos... meu Ryan Caio vai fazer 3 meses e só mama no peito, esta crescendo forte e saudável... bjks pra vc e pra sua filhota!!!

    ResponderExcluir