terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

E o pós parto??...As confissões mais secretas...

Foram quase 40 semanas de gravidez e muitas transformações no meu corpo e na minha mente... Graças a Deus desde o primeiro dia pós cesariana que todo mundo que me olha diz que aparento estar ótima. 

Vou fazer mais um resumão pra minhas amigas gravidinhas a pedido da minha amiga Cyy.

Peso: Meu peso 1 dia antes da minha princesa nascer me surpreendeu bastante. Não imaginava que ia ganhar tanto peso. Engordei um total de 11kg. Fiquei dentro da normalidade. Me pesei ontem e só faltam 3kg para o meu peso do início da gestação.

Logo após a cirurgia:Morri de fome e sede nas primeiras 12 horas. Não tive gases... e é pq eu conversei assim que sai do centro cirúrgico.O primeiro banho foi terrível!... Doeu bastante... mas enfrentei! Levantar e deitar eram uma tortura. Tive dores de cabeça nos primeiros dias, principalmente quando sentava no computador ou via TV. A primeira semana é bem dolorida, mas na já segunda e terceira você nem parece estar operada. Caminhei pela casa desde o primeiro dia e acho que isso ajudou muito na minha recuperação.

Dores, desconfortos e medicamentos: Não posso tomar vários tipos de medicamentos, pois sou muito alérgica a vários analgésicos. Então tive que enfrentar as dores pós parto praticamente sem nada. O GO que fez meu parto me permitiu tomar um medicamento que não me causa reação, mas que é muito forte. Por isso tive que limitar o uso. Fiquei preocupada com a descida do leitinho da pequena e aguentei as dores. Não é tão insuportável assim...

Sangramento: Sangrei muito pouco desde o primeiro dia. Não precisei usar absorvente pós parto. Eles são exageradamente grandes. O noturno para mim foi suficiente. Até hoje sai um pouquinho de secreção avermelhada, mas muito pouco.

Alimentação pós parto: Ah fome desgraçada! Minha mãe tem cuidado disso direitinho. Amamentar me dá muita fome e sede. Meu prato é de pedreiro. Estou concorrendo com os meninos daqui, maridinho e meu irmão adolescente. Mas tudo muito saudável, nada de enlatados, fast food... Tudo fresquinho do dia. É difícil resistir ao meu vício, Coca Cola, mas pelo bem da bombom eu faço tudo. Encontrei uma dieta pós parto bem legal. Não seguimos a risca, mas de vez em quando minha mãe faz alguma coisinha de lá.

O corpo, a barriga e tudo mais: Linhas brancas (as temíveis estrias) surgiram ina  minha barriguinha inesperadamente da 39ª semana. Nem preciso dizer o quanto fiquei triste neh?! Mas eu não me conformo de ter passado 38 semanas sem estrias (morta de feliz e orgulhosa) e as malditas virem sem pedir licença... Não por falta de hidratação... Usei muuuuito óleo de amendoas, creme de prevenção de estrias... Mas não deu jeito.Fazer o que neh?! Pelo menos não foram tantas... A barriga ainda está um pouco saliente, mas o útero ainda não voltou 100% para o tamanho normal. Então tenho muita esperança que a barriguinha perca logo a aparência de gestante de 3 meses. Quando amamento sinto que o útero está se contraindo, mas não dói muito, é só desconfortável. Uso cinta durante o dia, mas confesso que não gosto muito e de vez em quando fico sem.

Algumas dicas: Se for possível, deixe outras pessoas fazerem os serviços domésticos como cozinhar, limpar e lavar roupas. Até hoje não estou fazendo nada disso pois estou morando com minha mãe por um tempo. Não pego peso, mas já estou aumentando as minhas atividades gradativamente. Já lavo louças, arrumo minha cama e o quartinho da bebê.

É importante ressaltar que cada organismo é único e que cada mulher que passa por uma cesariana, planejada ou não, reage à cirurgia de uma forma diferente. Então não suponha que vc irá sentir o mesmo que eu, mas se sentir pode seguir alguma dica relatada aqui. 

Qualquer dúvida, deixe nos comentários... Um beijo enorme e até o próximo post... Prometo que posto uma fotinho minha de corpo... Hj to meio ruin pra foto... Beeeeijo

20 comentários:

  1. Adoro sempre seus posts...
    Entao, eu tive q me virar SOZINHA qdo voltei pra casa!
    Minha mae, sogra, irmas, amigas e marido trabalham e nao puderam se ausentar nao, entao menina, eu cozinhei, limpei a casa e td mais desde o dia q voltei da maternidade! Graças a Deus nao tive problemas com os pontos e td mais viu! Pq eu precisava sim de repouso, mas nao deu!
    Eu nao tive estrias, graças a deus, nao sei como...rs...sou geneticamente super propicia a elas...rs...tenho estrias nas pernas e seios desde meus 12 anos de idade e tinha certeza q teria estrias na barriga aos milhares, mas q nada! E olha q eu esquecia de passar o creme dias e dias! Ufa, nem sei como isso foi possivel viu...rs
    Eu engordei 9 kilos na gravidez toda e com 10 dias eu ja tinha emagrecido 10! Um kilo bonus pq eu fui uma moça muito boazinha...rs...
    Sobre dieta pos parto, entao, eu nao tive como seguir nenhuma. Como eu disse ne, eu fico sozinha com a Anna desde o dia q chegamos em casa, entao nem tenho tempo de preparar comidinhas especiais, e nem sempre tenho tempo de sentar pra comer e acabo comendo em pé e qlq coisa mesmo, mesmo q nem seja saudavel. Me sinto mega culpada por causa disso, mas nao tenho outra opção!

    Adorei seu post amada...
    E Anninha como ta!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. QUE BOM QUE TEM SE RECUPERADO TAO BBEM THA...TAMBEM ACREDITO NISSO , DE QUE CADA MULHER REAGIRA DE UMA FORMA DIFERENTE, ALGUMAS QUE FIZERAM PN PODEM ATE DEMORAR MAIS NA RECUPERAÇAO QUE OUTRAS QUE FIZERAM PC...
    MAS TUDO DE BOM PARA VC E SUA BOMBOM...
    BJUS
    TO DOIDINHA PARA MORDER MEU BOMBOM TBM...

    ResponderExcluir
  3. hum... adorei ler tudo isso amiga, q bom q vc compartilhou com agente!

    ResponderExcluir
  4. Thaline,

    Nossa, como estive ausente do seu cantinho!
    Li todos os seus últimos posts, estão ótimos e descrevem muito do que vou passar. Obrigada por compartilhar tanta coisa com a blogsfera, tenho certeza que estas dicas são valiosíssimas, pois partem de uma experiência real.

    A Anninha é linda, parabéns por essa riqueza.
    Admiro muito sua fé em Deus e me emocionei com os agradecimentos que fez ref. ao seu parto e tals. Mesmo não sendo como o planejado durante as 39 semanas mas vc soube encarar tudo positivamente, pois o importante é ter quem a ma à seu lado e especialmente que sua pequena esteja bem. Você ainda pôde esperar pelo sinal de que a hora havia chegado, como rompimento da bolsa!

    Vou estar mais ligada aqui nas suas movimentações, bjo e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  5. Sempre adoro lêr seus "resumãos", dá pra ter uma noção de muitaaa coisa!!! Fico feliz por sua recuperação está indo excelente! Com certeza ter o suporte da mamy é tudooo de bom!! Mas quanto a isso eu to relax, meu esposo desde agora tem se mostrado um excelente "cuidador", já não cozinho em casa...e só algumas vezes, escondida, eu dou uma limpadinha na casa...hehehehehe. E aqui também a neuvola (dola) vem durante 1 semana na sua casa pra te ajudar depois que vc sai do hospital. :-)

    Obrigada uma vez mais pelas valiosas dicas!
    Beijos mil pra vocês!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaline!
    Bem legal suas dicas, assim já sei mais ou menos o que posso passar.

    Sobre os gases depois da cesária, vc disse que não teve porque conversou logo depois.

    Mas ja me disseram ao contrario, que é bom nao conversar pra nao formar gases.

    Agora fiquei na duvida! Talvez eu converse so um pouquinho! hahahaa...

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Carla, esclarecendo sua dúvida... Dizem que falar após a cirurgia não é bom porque ajudam a formar gases. Vc está certa! Eu quis dizer que apesar de eu ter conversado logo após a cirurgia, não tive gases. Graças a Deus =)

    ResponderExcluir
  8. Menina, levei um choque ao ler que as tuas estrias surgiram na 39ª semana! Isso porque eu achava que tinha passado ilesa por isso, às 37 semanas!!! Muito injusto mesmo passar 38 semanas sem estrias e elas darem as caras nos últimos minutos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ameiii o post Thaline...é muito importante pra nós mãezinhas que ainda estamos a espera dos nossos anjinhos, e não sabemos se passaremos por um parto normal ou cesáriano... que bom que esta se adaptando e voltando a vida "normal", Bjs

    ResponderExcluir
  10. obrigada por td os esclarecimentos amiga, vc e demais =] nos ajudando e nos preparando pelo q vem por ai como sempreee
    Deus continue te abençoando mt e a bombom tbm!
    bjussss

    ResponderExcluir
  11. Meu maior medo não e sentir dor no parto e ter que fazer a bendita cesarea, já entreguei tudo nas mãos de Deus e seja o que ele quiser, a secretaria do meu medico me disse a mesma coisa, que cada mulher reage de uma maneira, umas sofrem de mais outras nao sofrem nada!!
    obrigada pelas dicas!!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Thaline!!!
    Que bom saber do pós-parto de cesárea. Espero que o meu seja normal, mas informação nunca é demais, né!!!
    E continua te cuidando, sem esforço!!! Afinal, tua princesa precisa mais de ti!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  13. Parabens pela recuperação!!

    O meu pós parto foi horrivelll...fiquei 2 meses quanse com muito dor...

    mas tudo passou e valeu a pena!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  14. adoorei saber! Meu parto também será cesária e fico super curiosa pra saber como é!
    O que são aquelas pérolas! E que pérolas em! Tive que rir pra não chorar...

    ResponderExcluir
  15. Thali, suas dicas estão sendo muito valiosas pra nós, ainda barrigudas!!
    Obrigada por tudo!
    Bjão pra você e pra bombom!!
    Mamãe Ju

    ResponderExcluir
  16. Cheguei ao seu blog por acaso e já virei seguidora! Amei as confissões de parto, é ótimo ter ideia do que me aguarda...rs

    Quando der, dá um pulinho no meu blog, estou preparando o chá de bebê.

    http://maemeninamulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Que ótimo post, Thaline, adorei as dicas!
    E vc escreve de uma forma tão clara e tão tranquila que me deixa mais tranquila também para o meu parto, claro que cada caso é diferente, mas dá pra ter uma ideia do que nos aguarda!

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  18. Oiie, nossa adorei aqui o seu blog, estou te seguindo viu, e parabéns a sua filhooooota é lindissima !

    ResponderExcluir
  19. Adoro essas suas dicas...

    Tem selinho pra vc no meu blog...

    bjus

    ResponderExcluir
  20. Olá Thaline,
    dei uma espiadinha no seu Blog e amei, estou com 30 semanas esperando um meninão, se puder dá um pulinho no meu Blog iremos adorar sua visita, Beijos para ti e para a bebê.

    ResponderExcluir