terça-feira, 5 de outubro de 2010

Virar Zumbi na gravidez é normal...

Digo, ficar sem dormir...
Meu sono, desde o começo da gravidez, é meio estranho...
Logo assim que descobri que estava grávida, fiquei sem dormir direito por algumas noites e tinha pesadelos, acho que era a novidade de ser mãe e toda a euforia que envolve esse momento. Passados alguns dias eu me tornei o ser humano mais sonolento de toda a face da terra... queria ficar deitada o tempo inteiro e sonhava muito.
Por volta do quarto mês eu comecei a acordar várias vezes durante a noite, a barriga começou a incomodar e o ronco do maridão tb.
Lendo sobre o assunto descobri que o crescimento da Anna Sophia e o consequente aumento constante da barriga dificultam naturalmente o meu sono. Além da posição ficar incômoda, a pressão que o útero exerce sobre a bexiga fazem com que eu acorde para ir ao banheiro. É nomal tb sentir mais dificuldade em respirar porque o aumento do útero empurra e pressiona o diafragma. Fora que a Anna Sophia parece trocar o dia pela noite. Durante o dia ela é bem quietinha, mas quando chega a noite ela adora fazer seu ballet aquático e isso acaba tb incomodando um pouquinho, mas a mamãe perdoa... A filhinha tem pouco espaço para se divertir e se exercitar! Fora tudo isso, ainda tem a ansiedade e os medos do parto criam uma tensão que tb provocam insônia. A falta de sono provoca cansaço e nervosismo e, por sua vez, o nervosismo e o cansaço provocam insônias. Nestes casos entra-se num ciclo vicioso. Vi num site português algumas dicas que podem ser úteis pra mim e pra outras gravidinhas que podem estar com a mesma dificuldade pra dormir que eu...

  1. Se possível, faça uma pausa depois de almoço e tire uma soneca. Mesmo que pequena vai ajudá-la a sentir-se mais descansada. 10 minutos é o tempo ideal para isso dado os ciclos de sono.  Esta pequena soneca, como não entrou no ciclo de sono profundo, não impedirá o sono noturno.
  2. Reduza o consumo de bebidas com cafeína, como as bebidas gaseificadas, o café e o chá.
  3. Tome um banho com água morna antes de jantar.
  4. Evite beber muitos líquidos e comer comidas muito pesadas ao jantar. Faça um jantar leve.
  5. Antes de se deitar não veja nenhuma novela, série ou filme com cenas violentas ou que a possam perturbar. Ouça uma música suave e relaxante.
  6. Deite-se e levante-se sempre no mesmo horário para estabelecer uma rotina.
  7. Antes de se deitar tome um copo de leite morno com uma colher de mel.
  8. Deite-se sobre o lado direito com as pernas flexionadas e coloque uma almofada sob a barriga ou entre as pernas, de forma a conseguir uma posição mais confortável.
  9. Esqueça as preocupações. A cama é para dormir
  10. Reserve umas bolachas de água e sal e um chá de camomila. Se acordar com fome ou sede, sirva-se. Não se levante para ir a geladeira para comer o que não deve.
Vou tentar seguir as dicas e vamos crer que vai melhorar...
Tudo vale a pena por vc filhaaa!
Bons sonhos pra nós!
Bjo da grávida!

3 comentários:

  1. Oi querida,

    Só hj vi seu recadinho no meu mural de recados.
    Tb adorei seu blog, vou acompanhar a partir de agora.
    Ah, tem razão,todas as mamães vão viram zumbir um dia rs
    Quando puder,passa lá no blog.

    Bom feriado,
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Fik a vontade Paty... eu tb estou sempre acompanhando seu cantinho... bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa minha menstruação esta atrasada, não consigo dormir, faço xixi o dia todo, e só penso em ver blogs de grávidas, sera que eu estou gravida ? E sinto também umas cólicas

    ResponderExcluir