quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Anna Sophia aprendendo...


Bom diaaaaa amores!

Ontem, encontrei na net uma matéria antiga da super interessante que eu adorei... Fiquei só imaginando como é o mundo líquido de Anna Sophia com barulhos de conversas abafadas do lado de fora, nas quais predomina sempre uma voz feminina clara... a minha... A matéria diz que:
Desde o começo da gestação, os sentimentos e os humores maternos afetam o filho, que está exposto aos mesmos hormônios que ela. Por isso, se a gestação for desagradável, a criança já vai sair do quarto escuro com uma impressão ruim da própria existência.
Depois do quarto mês, o feto já reage a sons e ao toque e começa a criar o vínculo afetivo profundo com a mãe. Não são só químicos os estímulos intra-uterinos que podem influir na personalidade de quem vai nascer.
Outro sentido bem desenvolvido aos quatro meses é o tato. "É importante massagear a barriga, tocá-la sempre, fazer o feto sentir que recebe atenção" Já há nervos em quase toda a pele. O feto já sente prazer com a massagem de carinho que a mãe faz na própria barriga.
Quando o bebê chega aos seis meses de gestação, tem boa parte dos sentidos de um adulto. O sistema auditivo está completo, ele já percebe diferenças de claridade, tem tato no corpo inteiro, além de paladar e olfato. Por isso, alguns acontecimentos traumáticos nessa fase podem ficar em sua memória inconsciente. "No final da gestação, o feto é mais esperto do que o recém-nascido", diz Vera Iaconeli.
É que, boiando no líquido amniótico, ele consegue se mover com mais facilidade do que depois de nascer, quando seus membros lhe parecem pesados demais.
"Nessa fase, o bebê suga, chupa o dedo, mexe as pálpebras, soluça, brinca com o cordão umbilical","Às vezes, ele também chora." Os modernos aparelhos de ultra-som descobriram que, além de tudo isso, ele começa a sorrir quando algo o agrada e demonstra claramente quando sente aversão. Se a mãe come um quitute diferente, com um toque muito amargo, o líquido amniótico fica amargo também e a fisionomia do feto deixa claro que ele não gostou nada da receita exótica.

Ainda não se sabe o quanto se pode aprender no útero. Mas não há dúvida de que, ao sair da sua salinha escura depois de nove meses, você já nasceu sabendo ser o que é. Ao menos um pouco.
O feto percebe o mundo fora do útero.

Se quiserem visualizar a matéria completa... eis o link!
http://super.abril.com.br/superarquivo/1998/conteudo_65694.shtml




Nenhum comentário:

Postar um comentário