segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dor no ligamento redondo do Útero....


Noooossa como é bom acordar hj e poder entrar aqui e relatar pra vcs um episódio assustador, porém com final feliz....
Meninas, o susto foi grande!
Ontem pela manhã acordei com uma dor horrorosa na virilha, não era fisgada e nem puxão... era um peso que piorava quando eu me movimentava. Cheguei a imaginar que a bebe estivesse encaixada, pq doia pacas!
O medo foi piorando ao longo do dia pq resolvi consultar o Dr Google e não achei informações muito precisas. Não encontrei sites confiáveis falando sobre isso, só alguns fóruns com dados desconexos. Me senti perdida! Pra piorar um pouquinho mais a minha angústia, minha barriga começou a ficar endurecida... Comecei a ter contrações!
Eu pensei: Meu Deus, pleno domingo e eu nessa situação. Será que minha filha vai nascer? Eu não tava acreditando... eu contei pro amor, mas ele não entendeu de imediato a minha dor e não deu muita importância.(Ele explicou dp, disse que pensou que era exagero..pq ultimamente eu to muito dramática). Foi quando eu sentei no PC pra ver se eu encontrava alguém nas comunidades de gravidez que entendesse do assunto e nada de encontrar... Ninguém online. Li sobre falsas contrações e dor na virilha no momento do trabalho de parto e só me assustei ainda mais. Nenhuma informação me trazia tranquilidade. Foi quando eu pensei, eu não posso por em risco a vida da minha filha. Eu vou pro hospital nem que seja sozinha. Eu desliguei o Pc, olhei pro Rick, amor eu vou tomar banho e vou pro hospital.
Aí que ele foi se dar conta do que eu tava sentindo. Tomei banho e me arrumei em menos de 10 minutos e o Mo foi se arrumando atrás. Ele ligou pra uns amigos nossos que se ofereceram pra nos levar. Chegamos na emergência e logo fomos atendidos, o médico mandou eu me deitar e perguntou a intensidade da dor e a frequência das contrações. Eu disse pra ele que não era regular, mas eu estava preocupada pq eu só estava com 27 semanas. Ele me tranquilizou me explicando que se não era regular eu não deveria estar preocupada. Mas perguntou se ele poderia fazer um toque e eu disse que sim. Ele fez levemente e disse que não havia com o que me preocupar, eu não estava em trabalho de parto. Isso chamava-se falsas contrações e a dor na virilha forte era o ligamento redondo do útero. Eu nunca tinha ouvido falar nisso. Mas ele disse que a solução seria eu descansar e chamar uma rezadeira. Pq eu não posso tomar quase nehum tipo de analgésico, su alérgica. Ele disse: Descanse, coloque suas pernas pra cima e se as contrações ficarem regulares volte pra gente examinar. Fiquei feliz em ouvir o coração da pequena, tava lá normalíssimo, cheio de vigor. Agradeci a Deus e voltei pra casa com a dor. Só melhorou de verdade, na alta madrugada. Agora, pela manhã to sentindo só um pouqinho. Deus é maravilhoso! Foi só um susto pra eu confiar que Ele está cuidando de mim e da minha pequena e que nada foge do do Seu controle.

Quando o Dr falou o nome correto do meu desconforto, o Dr Google me forneceu algumas informações que vou compartilhar com vcs!

"Durante a gravidez, pelo aumento do volume uterino, acontece o estiramento dos ligamentos de sustentação do útero (chamados ligamentos cardinais) e isto provoca dor na região das virilhas, às vezes com extensão até os grandes lábios. Mas, não provoca antecipação do parto ou contração do útero. Portanto, não abre o colo (percebido ao toque). Uma gestação é diferente da outra, fique tranquila e curta sua gravidez. Para melhorar as dores decorrentes do estiramento do ligamento redondo e das contrações irregulares próprias da gestação no segundo e terceiro trimestres deve-se preocupar evitar atividades cansativas e esforço físico demasiado. Alimentação correta e ingestão adequada de água também auxiliam na melhora das dores abdominais de origem intestinal (decorrentes dos gazes, distensão e cólicas intestinais)."

12 comentários:

  1. tb estou com estiramento no ligamento redondo...mas a minha dor não é na virilha....é perto do umbigo...dos 2 lados...como se estivesses puxando meu umbigo pra dentro e dando um nó!
    passei 3 dias com essa dor,fui na médica pq não passava,e ela me deu o laudo....rs...era o tal do ligamento redondo do ultero!
    que ligamentozinho safado esse!
    to com 23 semanas ainda....a médica disse que esssa dor pode melhorar ou piorar...mas que é preciso repouso e que se estiver doendo mto é melhor tomar um tylenol 750....eu não gosto de tomar remédios...mas ela me explicou que em caso de fortes dores nosso organismo libera adrenalina o que faz mal p bebe..e é melhor tomar o remédio pra dor aliviar!
    bjo ..fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que achei a sua explicação ja pensei por varias vezes ir pro hospital mais achei que fosse um exagero mais na mesma hora fiquei morrendo de medo ...
    Mais agora estou mais tranquila estou com 26 semanas e 5 dias e estava muito aflita muito obrigado pelo seu conforto meu Jõao Lucas esta bem Graçãs a Deus....
    Bjos te mais

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu comecei a ter essa dor na virilha com 28 semanas. Agora já estou na 30 semanas e a dor só tem piorado. Só para complicar ainda tenho outro filho de 2 anos e 4 meses que é muito elétrico, tenho que correr atras dele o tempo todo, e hoje, a dor piorou consideravelmente pq tive que carrega-lo no colo depois de ter corrido atras dele para um carro nao atropela-lo.... To deitada agora pq não consigo nem mais mexer com a perna esquerda. Se vc tem essas dores, fique de repouso pq se piorar, é muito mais difícil... Espero que eu melhore pq to mal....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me sinto assim! Estou com 24 semanas e me acordo todas as noites com essa bendita dor, meu médico ainda não diagnosticou o que seria, por tanto estou muito apreensiva!

      Excluir
  4. Ixe! Como dói! Estou com 27 semanas e tenho a sensação de que estão rasgando o minha pobre vagina. Tenho muitas dores em vários momentos do dia. Se caminho, faço um esforço maior... É de um jeito que eu tenho que colocar a mão na virilha e segurar até sentir confiança de que tá tudo bem.

    Fernanda Menelau

    ResponderExcluir
  5. Nossa, tb tenho essas dores, vai da virilha até um lado da vagina. Meu médico disse q é como uma pequena hernia no ligamento de sustentacao do utero, quando fico muito tempo sentada piora, melhora se alternar de pé e sentada , estou de 25 semanas e está tudo ótimo com meu Lucas!

    ResponderExcluir
  6. 33 SEMANAS NOSSA,NÃO ESTOU AGUENTANDO DE DOR,FORA UMA DOR QUE VEM DO QUADRIL PARECENDO CONTRAÇÃO!!!
    QUE OTIMO,SABER!!!!
    NÃO QRIA IR PARA O HOSPITAL POR QUE TENHO MEDO DE SER INTERNADA (JA FUI VARIAS VEZES ESTE MÊS),MAIS AGORA SABENDO QUE ESSAS DORES SÃO NORMAL VOU TENTAR FICAR DE REPOUSO...RS

    ResponderExcluir
  7. Eu estou de 25 semanas e parei em emergencias por causa dessas dores ,mas parece que é bastante comum.A solução que encontrei é uma calcinha para grávida com uma cinta elástica....nossa que alivio viu.Recomendo , bjs a todas

    ResponderExcluir
  8. Tbm estou sentindo essas dores, nossa dói demais, geralmente vem na madrugada. Estou com 6 meses e sinto desde os 5 meses. Ta tudo bem com o bebê e com meu colo uterino, mas essas dores mê deixam muito mal. Nao sei em qual posição ficar na hora da dor, minha perna e virilha do lado direito dói e queima. Difícil, eu estava muitíssimo bem, não tive enjoos, mas essa dor agora ta muito ruim.

    ResponderExcluir
  9. É. ..pelo visto sou apenas mais uma a sentir esse tipo de dor. Depois de 2 dias sem conseguir me movimentar direito, tive o diagnóstico de minha médica informando que era a tal distensão do ligamento uterino. O jeito agora é repousar direitinho e se cuidar. Obrigada por compartilharem as informações.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de agradecer estou mais tranquila agora estava bem apreensiva estou com 24 semanas e a alguns dias estou sentindo essa dor próxima a virilia na minha perna so q antes ela vinha e ia embora porém hj ela nao para dói muito perto do ligamento da minha virilia na minha perna direita mais agora vou fazer repouso tomara q melhore tudo pela minha princesa

    ResponderExcluir
  11. Olá, ainda bem que li seu depoimento. Eu estou grávida da segunda gestacao. Obs:minha segunda menina. Mas desde que descobri a gravidez venho passando mal absurdo, chegamos a pensar que era menino,por q a outra gravidez foi tranquila. Aí ontem me aparece essa dor horrível, não sabia o que era e tbm sem saber o nome correto para pesquisa, fiquei assustada. Aí hoje me aparece um artigo no app gravidez+ sobre essa tal dor, e eu logo pensei: haa e essa dor que sinto e vim buscar ajuda no Google, pois odeio enfrentar fila de espera em hospital. E descobrir que ou é bolsas e banhos quentes, porém não dá pra fazer isso o tempo todo né. Então descobri que sempre que a dor vinha ( dor tipo Caimbra) eu mexia os quadris , tipo rebolando mesmo e a dor passava. Então comecei a fazer isso por alguns minutos e aliviou viu. Por isso deixo minha dica. Pode funcionar ' .

    ResponderExcluir